LIMIT 0, 8

Notícias

Último trimestre de 2015 será bastante chuvoso - 09/10/2015

Compartilhar:

 

O El Niño se despediu de um inverno quente no Rio Grande do Sul para dar lugar a uma primavera chuvosa. O fenômeno é o responsável por temperaturas mais altas quando deveria fazer frio e por chuvas acima da média história em toda a região sul do país.

 

Para termos uma noção, em julho, choveu intensamente na maioria das regiões do Estado. Na Capital, o acumulado foi de 309 milímetros, bem acima da média histórica, de 148 milímetros. Passo Fundo, Bagé, Caxias do Sul, Torres, também tiveram volumes acumulados acima da média para o mês. Mais de 50 mil gaúchos tiveram as casas atingidas.

 

No mês seguinte, uma onda de ar quente invadiu o estado e transformou agosto em um dos mais abrasadores da história e marcou o inverno como atípico. A temperatura chegou a 32,7ºC em Campo Bom, no Vale do Sinos. Na Capital, foram cinco dias seguidos com termômetros acima de 30ºC. Segundo o 8º Distrito de Meteorologia, houve apenas outras três ocasiões em que o mês de agosto registrou cinco ou mais dias assim.

 

A força do El Niño deve se estender até o ano que vem, com ainda mais precipitações previstas para a região sul do Brasil. É provável que a primavera siga a mesma batida destes últimos dias de inverno — muita chuva e temperaturas amenas. Meteorologistas preveem que até o verão os dias vão ser intercalados entre momentos de muito calor e de chuvas em maior volume.

 

Fonte: ClimaTempo



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!