LIMIT 0, 8

Notícias

A Influência Atual do Dólar na Agricultura - 27/04/2015

Compartilhar:

A alta do dólar influência toda a economia das sociedades e no setor agrícola não poderia ser diferente. Os adubos estão em média 10% mais caros em função da alta do dólar, por exemplo, mas a valorização da moeda norte-americana pode ser benéfica para os produtos exportados.Nos últimos tempos, o real é uma das moedas que mais tem se desvalorizado em relação ao dólar.

Nos últimos 12 meses, por exemplo, a cotação da moeda norte-americana subiu mais de 18% no Brasil. A expectativa do Banco Central é que no final de 2015 o dólar seja cotado em R$ 2,90.

Apesar de encarecer o custo, a alta do dólar beneficia algumas commodities. Se um produtor rural comprou insumos há alguns meses, quando o dólar valia menos, por exemplo, agora pode vender a produção com o dólar valendo mais, o que representa uma receita maior. Mas nem todas as culturas procedem dessa forma.

De acordo com a analista Amarillys Romano, em entrevista ao Canal Rural, o câmbio não é o principal motivo para o aumento dos custos de produção em 2015. Segundo ela, deve-se tomar cuidado com duas tarifas que estão oscilando, ou sendo reajustadas em função de variáveis internas. São elas o preço da energia elétrica e dos combustíveis. A especialista diz ainda que haverá períodos no ano em que o dólar estará um pouco mais baixo e os agricultores devem aproveitar esses períodos para realizar a compra de insumos e lucrar mais no memento da venda.


Fonte: Canal Rural



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!