É considerada uma doença de planta, qualquer anormalidade causada por fatores bióticos ou abióticos que agem na mesma. No tomate, mais especificadamente, as doenças ocorrem quando há variações em função de fatores como: clima, modo de implantação e de condução da lavoura, localização da área plantada, método de irrigação, solo, qualidade e estado nutricional da planta.
Existem mais de duzentas doenças que podem afetar os tomateiros. Elas podem ser causadas por bactérias, fungos, vírus ou nematoides. Há ainda as doenças que ocorrem no pós-colheita. Falaremos, a seguir, das principais delas:
Doenças Causadas por Bactérias
Murcha: Essa doença se inicia nas folhas mais velhas e, em sequência, faz com que toda a planta murche. Sua evolução é muito rápida, de modo, que a planta morre de dois a quatro dias após a aparição dos sintomas.Rotação de cultura, isolamento de focos iniciais, controle de nematoides e eliminação de plantas daninhas são ações que previnem o aparecimento da murcha em tomateiros;
Podridão Mole: Também conhecida como talo-oco, essa doença ocorre devido a condição nutricional das plantas. O principal sintoma se dá quando as folhas amarelam e o caule se apresenta encharcado. Para controlar a doenças, deve-se usar solos bem drenados, evitar ferimentos nas plantas, fazer uma adubação equilibrada, evitar o plantio em épocas úmidas e quentes, bem como aumentar o espaçamento entre as plantas em verões chuvosos;
Doenças Causadas por Fungos
Pinta Preta: Os sintomas dessas doenças são lesões pardo-escuras na planta, como o próprio nome sugere, pintas pretas. Com o passar dos dias essas lesões causam podridão seca nos frutos.
A prevenção dessa doença pode ser feita por tratamento de sementes com fungicidas, rotação das culturas e pulverizações preventivas com fungicidas;
Murcha-de-Fusário: Essa doença se dá a partir do sistema radicular e causa a degradação local da parece celular. Como medida preventiva, o mais adequado é tratar o solo com adubação adequado.
Doenças Causadas por Vírus
Vira-Cabeça: Os sintomas mais característicos dessas plantas são cloroses acentuadas nas folhas jovens, paralisação no desenvolvimento das plantas, necrose e curvatura para os lados.Os métodos preventivos dessa virose são: realizar o plantio do tomateiro fora da época quente e úmida do ano, usar mudas livres de vírus e aplicar inseticidas granulados e sistêmicos.
Nematoides: A disseminação dos nematoides se dá pelo transporte de solo ou raízes contaminadas. O controle pode ser feito através de rotação de cultura, fazer aração profunda e deixar o solo exposto ao sol.Em caso de dúvida, ou se você deseja saber mais sobre esse ou outros assuntos, entre em contato conosco.
Fontes: Embrapa
Doenças das Plantas Cultivadas – Dayenne Herrera e Wagner Andreatta