LIMIT 0, 8

Notícias

Clima, vinho, defensivos e SUSTENTABILIDADE em 2025 - 04/02/2026

Clima, vinho, defensivos e SUSTENTABILIDADE em 2025

Compartilhar:

Você sabia que 2025 foi um ano de grandes transformações no agro e na viticultura? As mudanças climáticas estão redesenhando a geografia do vinho no mundo: temperaturas mais altas alteram o perfil das uvas e dos vinhos (mais açúcar/álcool, menos acidez) e deslocam áreas produtivas para regiões mais frias. Em resposta, avançam as pesquisas com uvas mais resistentes à seca e doenças (PIWI), além do crescimento dos vinhos orgânicos, naturais, brancos, espumantes e de menor teor alcoólico.Mesmo com uma leve recuperação da produção mundial em 2025, o volume global ainda permanece abaixo da média histórica, reflexo de eventos climáticos extremos.

No Brasil, o cenário é positivo: o país se destacou com forte crescimento na produção de vinhos em 2025, impulsionado por inovação no manejo, como a dupla poda, tecnologia validada pela EPAMIG/Embrapa, e por boas perspectivas para a safra 2025/26.

Ao mesmo tempo, o agro brasileiro vive dois movimentos importantes — e complementares. De um lado, houve recorde na liberação de agro defensivos, com aumento de 37% nos registros em relação a 2024, segundo o G1, ampliando as opções para o manejo de pragas e doenças. Por outro, a sustentabilidade ganhou força, com o uso de bioinsumos crescendo 13% na safra 24/25, alcançando 26% da área agrícola, de acordo com dados da Syngenta.

O RESULTADO? Um agro mais diverso, estratégico e equilibrado, que combina tecnologia, produtividade e práticas sustentáveis — tanto na produção de alimentos quanto na vitivinicultura.

Nesse contexto, a tecnologia no campo faz toda a diferença. A Florença Agro oferece a ESTAÇÃO STANDART – CROPS 2.0 – JAHDE, uma solução que apoia o monitoramento climático, a tomada de decisão e o manejo mais eficiente e sustentável das lavouras e vinhedos.

Quer saber mais? Busque informações com os nossos Consultores Técnicos e descubra como aplicar essas soluções à sua realidade produtiva.



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!