LIMIT 0, 8

Notícias

Caravana Embrapa FertBrasil: Tecnologias para maior eficiência no uso de fertilizantes - 14/04/2022

Caravana Embrapa FertBrasil: Tecnologias para maior eficiência no uso de fertilizantes

Compartilhar:

Nos últimos 20 anos, a disparidade entre a produção nacional e o consumo de fertilizantes no Brasil aumentou consideravelmente. Essa situação foi agravada recentemente pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, fazendo com que o Brasil precisasse importar cerca de 90% dos fertilizantes usados na produção agrícola em 2021. Com o objetivo de diminuir essa dependência, o Governo Federal lançou o Plano Nacional de Fertilizantes. Dentre as medidas de curto e médio prazo destaca-se a Caravana Embrapa FertBrasil, que percorrerá mais de 40 cidades a partir deste mês.

No dia 30 de março, a então ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o presidente da Embrapa Celso Moretti, anunciaram quais serão os 48 polos produtivos por onde passará a Caravana Embrapa FertBrasil, uma ação especial e conjunta da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE-PR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Caravana inicia em abril e se estenderá até o final da safra 2022-2023, percorrendo as principais regiões agrícolas do país. O objetivo é promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo de solo, água e plantas. Para isso, serão apresentados conteúdos e soluções que estarão organizados nos seguintes temas:

- Ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar?
- Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes.
- Novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas.
- Tecnologias sustentáveis de manejo agrícola: por que usar?
- Soluções digitais refinando aplicações: como tratar variações na lavoura.

A ação está dentre as medidas de curto e médio prazo do Plano Nacional de Fertilizantes, lançado em março deste ano pelo Governo Federal para reduzir a dependência externa por importação de produtos e tecnologias, situação agravada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.

Segundo o pesquisador da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, nos últimos 20 anos a demanda no consumo de fertilizantes aumentou 300% no Brasil, enquanto a produção nacional diminuiu 30%, fazendo com que 90% dos fertilizantes usados no país em 2021 fossem originados de importações.

O presidente Celso Moretti afirma que a estimativa é que o aumento de 10% da eficiência do uso de fertilizantes pode resultar em uma economia de até 1 bilhão de dólares para o produtor rural na próxima safra.
A Caravana inicia por Mato Grosso Sul e São Paulo, seguidos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Amazônia, Sergipe, Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro.

Pelotas, Santa Maria, Três de Maio e Passo Fundo foram as cidades escolhidas para receber os pesquisadores no Rio Grande do Sul. As equipes não irão passar por todas as cidades, mas cada polo escolhido terá uma cidade como referência. De acordo com Paulo Galerani, coordenador da Caravana Embrapa FertBrasil, os técnicos das outras cidades ao seu entorno serão chamados para participar da ação.

A Caravana não passará pela região de Flores da Cunha, mas nós da Florença Agro podemos te ajudar a aumentar a eficiência dos fertilizantes na produção. Através da análise de solo e indicações dos nossos técnicos e agrônomos, será possível conhecer melhor o solo e aumentar o seu potencial, permitindo maior precisão da necessidade de corretivos e fertilizantes e diminuindo seus custos de produção. Entre em contato conosco para saber mais!



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!