LIMIT 0, 8

Notícias

IRRIGA + RS, projeto estadual destinará mais de 200 milhões para irrigação e monitoramento climático - 07/01/2022

IRRIGA + RS, projeto estadual destinará mais de 200 milhões para irrigação e monitoramento climático

Compartilhar:

 Em dezembro de 2021 o Governo do Estado anunciou o projeto IRRIGA + RS. A ação prevista pelo governo está disponibilizando 201,4 milhões de reais em verba para promover a implantação e adequação de sistemas de irrigação e armazenamento de água para produtores do estado. O programa também promoverá a efetividade de práticas para conservação de água no solo e o uso racional dos recursos hídricos, prevendo a concessão do “Selo Produtor de Água” e “Selo Produtor de Solo Conservado”. Os recursos serão aplicados em três frentes: incentivo a irrigação, construção de açudes, poços e cisternas e na qualificação do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).

 Desses 201,4 milhões, 20,25 milhões serão destinados diretamente para projetos de irrigação. Para o agricultor, o recurso repassado será de no máximo 15 mil reais por família, sendo que, do valor contratado por instituições financeiras, 20% será repassado diretamente para o agricultor no início da obra e o restante, 80%, após a instalação completa do sistema de irrigação. O público-alvo deste programa são pequenos agricultores com projetos isentos de licenciamento ambientas, utilizando o método de aspersão ou localizado que utilizem açudes de no máximo 5 hectares.

 A construção de micro açudes, poços e cisternas, parte do projeto IRRIGA + RS, contará com a verba de 173,7 milhões. A estimativa é que, com esse valor, sejam construídas 6025 açudes com a capacidade de 1,7 mil metros cúbicos de água cada; será feita a perfuração de 750 poços que atenderão 30 mil famílias; e 1,5 mil cisternas com a capacidade de 30 a 50 mil litros, contemplando 1,5 mil famílias. A escolha das localidades que serão contempladas será basicamente técnica, levando em conta os locais que mais sofrem com a crise hídrica.

 O terceiro elo do IRRIGA + RS é o Investimento no Simagro-RS para qualificar previsões agrometeorológicas, com previsão de investimento de 7,5 milhões. Esse valor será utilizado para compra de estações meteorológicas e a criação de um aplicativo do Simagro-RS que será de acesso livre a todos, com informações precisas e em tempo real sobre o clima, além de troca de informações com os agricultores.



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!