LIMIT 0, 8

Notícias

Frutas da primavera: confira quais são e seus benefícios para a saúde - 16/10/2019

Frutas da primavera: confira quais são e seus benefícios para a saúde

Compartilhar:

Além de ser conhecida como a estação das flores, a primavera também é a época de amadurecimento de muitas frutas que trazem novos sabores e cores aos pratos dos gaúchos. 

Determinadas frutas se beneficiam das temperaturas amenas da estação e são mais nutritivas e com sabor mais intenso nessa temporada. As variedades de morango, melancia, pêssego, abacate e abacaxi de Terra de Areia, no Litoral Norte, são os destaques de cultivo no Rio Grande do Sul. 

Por mais que o tempo não tenha contribuído para a produção de algumas variedades, os métodos de cultivo auxiliam nos resultados, fazendo com o alimento chegue até a mesa do consumidor. O morango semi-hidropônico, por exemplo, é um dos sistemas de produção que garante a qualidade e o sabor da fruta.

Cada fruta apresenta diferentes benefícios para o organismo e pode ser aproveitada em diversas receitas. Confira a seguir uma lista com as principais frutas da estação para explorar ao máximo as vitaminas, minerais e compostos bioativos presentes quando o fruto é colhido na época certa:

Abacate: proporciona sensação de saciedade por conter ácido graxo monoinsaturado oleico. Tem ainda vitamina E, magnésio e compostos bioativos protetores da saúde ocular.

Abacaxi: rico em vitamina C e água, tem a enzima bromelina, que auxilia na digestão. Contém betacaroteno, protegendo a pele e o sistema imunológico.

Ameixa: favorece o funcionamento do intestino, além de conferir uma sensação de saciedade maior e ajuda a regular o nível de glicose no sangue.

Banana: é rica em potássio, magnésio e fibras. Contém ainda triptofano e melatonina, que ajudam a relaxar e a combater a insônia. 

Laranja e bergamota: auxiliam no sistema imunológico e na manutenção do colágeno por conta da vitamina C, do potássio e das fibras.

Manga: por causa das fibras, melhora da digestão, auxiliando na regulação do intestino.

Melancia: contém licopeno, grande quantidade de água e de potássio. É considerada altamente hidratante.

Morango: fonte de vitamina C, flavonoides antioxidantes, fibras e licopeno, fortalece o sistema imunológico. 

Pêssego: tem elevado teor de água e potássio. Recomenda-se comer com a casca, pois é rica em fibras e nutrientes.

Variedade de cores e sabores 

A primavera oferece várias opções de frutas para aproveitarmos nos próximos meses. Alimentos antioxidantes e que auxiliam na proteção do organismo, elas devem ser consumidas diariamente. 

O ideal é ingerir três cores diferentes por dia, como morango, manga e banana, por exemplo. Para preservar seus compostos, recomenda-se escolher frutas inteiras, sem lesão e que não estejam murchas.



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!