LIMIT 0, 8

Notícias

Saiba quais são as influências da primavera na agricultura - 02/10/2019

Saiba quais são as influências da primavera na agricultura

Compartilhar:

A primavera é uma das estações mais importantes para a agricultura, com destaque à fruticultura, que entra no seu período de floração – época do ano em que as flores e os frutos começam a desabrochar devido ao aumento da temperatura.

Por ser considerada uma estação estável, com um clima mais equilibrado, a primavera costuma favorecer o cultivo no campo. Mas, embora o início da estação das flores seja marcado por tempo seco e firme, a previsão do tempo aponta a volta do frio logo nas primeiras semanas, o que pode afetar o andamento da brotação.

A tendência é que outubro tenha chuva acima da média e temperaturas mais baixas que o normal para essa época do ano. Após esse período inicial, os índices de precipitação devem seguir dentro da sazonalidade característica da estação para o Rio Grande do Sul.

A primavera não deve sofrer muita influência do El Niño, que deixa de atuar em novembro, quando o tempo começa a ficar mais seco e quente. A estação das flores se despede no dia 22 de dezembro, dando lugar para o verão.

Influência do clima na agricultura

As baixas temperaturas do inverno garantiram frio o suficiente para a fruticultura. Porém, as ondas de frio não foram constantes e as mudanças de temperatura afetaram a agricultura da região, antecipando a brotação em algumas plantas.

Ainda não há previsão de quantidade para a próxima safra, mas estima-se que seja de normal para menos, principalmente nas culturas que já sofreram com geadas e granizo ao longo do ano, como caqui, ameixa e pêssego.



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!