LIMIT 0, 8

Notícias

Safra da uva deve ficar dentro da média histórica em 2018 - 09/02/2018

Compartilhar:

Cerca de 600 mil toneladas de uva destinadas ao processamento devem ser colhidas no Rio Grande do Sul nesta safra. O número é 20% menor que o colhido no ano passado - quando foi registrada a maior colheita da história do Estado - porém está dentro da média histórica.

A vindima 2018 foi beneficiada com ganhos na qualidade e níveis altos de graduação de açúcar, o que deverá resultar, novamente, em ótimos vinhos, espumantes e sucos de uvas 100% integrais.

Nesta safra, as primeiras uvas para processamento começaram a ser colhidas na segunda quinzena de dezembro, aproximadamente 15 dias antes do período normal. “As variedades precoces estavam adiantadas por conta do pouco frio feito no inverno. A brotação começou antes, porém, as noites mais frias no mês de dezembro fizeram com que as variedades tardias estejam maturando no período considerado normal. Isso pode prolongar a safra gaúcha, fazendo com que até o término, em março, ela feche o ciclo”, explica o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló.
 
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS) também projeta uma safra dentro da média dos últimos anos. “Contabilizando todas as uvas, independente do destino, e incluindo o consumo in natura, acreditamos que devam ser colhidas cerca de 750 mil toneladas da fruta em todo o Estado”, prevê o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional de fruticultura da Emater, Enio Ângelo Todeschini. 

De acordo com dados do Cadastro Vitícola, no estado são cultivadas 138 variedades de uva, entre viníferas (destinadas à produção de vinhos finos e espumantes) e uvas americanas e híbridas (reservadas à elaboração de vinhos de mesa e sucos). A Serra Gaúcha, a Serra do Sudeste, os Campos de Cima e a Campanha estão entre as principais regiões produtoras. 

Números das últimas safras gaúchas*             

Ano Volume (milhões de quilos)
2011 709,6
2012 696,9
2013 611,3
2014 606,1
2015 702,9
2016 300,3
2017 753,2 

*Uvas para processamento de vinhos, espumantes, sucos de uva e derivados. Dados referentes ao estado do Rio Grande do Sul. (Fonte: site do Ibravin)



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!