LIMIT 0, 8

Notícias

600 milhões de quilos de uva devem ser colhidos em 2017 no RS - 10/02/2017

Compartilhar:

Depois da queda de 57% da última colheita da uva, a projeção da safra 2016/2017 é de que sejam colhidos mais de 600 milhões de quilos da fruta, segundo informações do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Os dados representam um aumento de cerca de 100% na colheita em relação ao registrado no ano passado, quando foram colhidos pouco mais de 300 milhões de quilos.

Representantes do setor acreditam em uma produção com quantidade normal e de muita qualidade, já que as condições climáticas e o manejo realizado pelos produtores ao longo dos meses devem contribuir para que safra de uva se normalize esse ano.

Leia mais:
Consumir suco de uva traz benefícios à saúde


De acordo com o vice-presidente do Ibravin, Oscar Ló, a baixa do último ano não impactará negativamente no volume da produção desta safra. “Estamos muito contentes com a qualidade, os vinhedos estão com uma boa produção. As condições climáticas estão muito favoráveis neste ano. Tudo indica que teremos uma safra normal e, com isso, os estoques também deverão voltar aos patamares dos anos anteriores, alcançando o armazenamento de cerca de 150 milhões de litros”, destaca.

As vinícolas do estado comemoram a sanidade observada nas variedades até o momento. Conforme o ex-presidente do Ibravin e atual integrante do Conselho Deliberativo da entidade pela Comissão Interestadual da Uva, Moacir Mazzarollo, tudo indica que as uvas atingirão uma boa graduação de açúcar. “Esta safra está com uma produção excelente. Noventa e nove por cento das regiões não apresentaram doenças fúngicas”, constata Mazzarollo.

Os números das últimas safras*

Ano          

Volume
(milhões de quilos)

2011 709,6
2012 696,9
2013 611,3
2014 606,1
2015 702,9
2016  300,3

 

 

 

 

 

 



*
Uvas para processamento de vinhos, espumantes e derivados. Dados referentes ao estado do Rio Grande do Sul, provenientes do Cadastro Vitícola, mantido por meio de parceria entre Ibravin e Embrapa Uva e Vinho, com recurso do Fundovitis. (Fonte: Ibravin)



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!