LIMIT 0, 8

Notícias

Agricultor Tem Resultado: Menor custo, maior rentabilidade - 04/02/2016

Compartilhar:

Produtores: Horácio Alessi e Neris Marin

Cultura: Alho

Os produtores Horácio Alessi e Neris Marin, do município de Nova Pádua, buscaram melhorar ainda mais a produção que já era considerada boa. A área foi avaliada pelos técnicos da empresa e se sugeriu a utilização de uma linha biológica com os seguintes objetivos:

1 - Maior enraizamento e, consequentemente, melhores bulbos;
2 - Maior controle de patógenos (Fusarium sp., Phytium e principalmente o fungo causador da raiz rosada, Pyrenochaetaterrestris);
3 - Menor descarte de produção;

Início do plantio 20 de junho de 2015
Sabemos que a ocorrência desses patógenos podem comprometer severamente a produção e a utilização de linha biológica e nutricional auxiliam na produção e na conservação do solo por mais anos.
Dessa forma o uso de produtos como Ribumin LX, Trichodemax e Nutriva BS, trouxeram um complexo benéfico ao solo, indo de encontro com os objetivos citados acima, que preocupavam os agricultores.
A indicação dos produtos ocorreu de acordo com o conhecimento técnico e o momento de aplicação, que é crucial para a eficácia do tratamento, foi selecionada respeitando fase de desenvolvimento do alho e fatores climáticos.
Foram deixados quatro canteiros de testemunha nas aplicações para conferência dos dados finais com a área aplicada.
No momento da colheita das primeiras amostras, a terra seca danificou muitas raízes, porém ainda assim notou-se um comprimento das mesmas, superior a área testemunhada, sendo as mesmas também de maior espessura, mais fortes e desenvolvidas o que sinaliza um melhor aproveitamento de água e nutrientes, contribuindo para uma melhor estruturação, tornando a planta muito mais resistente ao ataque de fungos e pragas.
Não se observou sintoma visível de doençca das plantas. Um fato que vale ressaltar é a observação positiva do próprio produtor o que conta ainda mais sobre a eficiência do produto.
No decorrer das demais visitas para avaliações até a colheita realizada em 23 de novembro de 2015, observou-se a mesma linha de desenvolvimento relatada anteriormente, finalizando com um maior calibre de bulbo, e principalmente com peso superior, como se esperava na área onde houve a aplicação do programa de tratamento de solo, o que nos permite concluir que o programa de tratamento de solo é eficaz no que diz respeito a proteção de doenças e estruturação da planta, garantindo sanidade e maior desenvolvimento.
O ganho de peso constatado nas áreas foi em média 16% superior nas áreas tratadas do que nas áreas testemunhas. Dessa forma a empresa conseguiu mesmo contando o novo investimento realizado pelos agricultores, baixar o custo de produção do alho em torno de 7%.



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!