LIMIT 0, 8

Notícias

97% dos alimentos vegetais estão dentro do limite de resíduos, afirma ministra da Agricultura - 26/11/2019

97% dos alimentos vegetais estão dentro do limite de resíduos, afirma ministra da Agricultura

Compartilhar:

O registro de defensivos agrícolas foi pauta recente de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

Na audiência, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, antecipou parte dos resultados do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes de 2018 para reforçar que os produtos vegetais brasileiros são seguros. 

De acordo com a ministra, 97% dos alimentos analisados estavam dentro dos limites de resíduos. Tereza frisou também que a legislação está sendo cumprida e que a população pode ficar tranquila com o que consome. “Não podemos deixar nossa população em pânico. Não come isso nem aquilo. Tem legislação e é cumprida”, disse.

Ainda para o mês de novembro está previsto o lançamento da Política Nacional de Bioinsumos, com o objetivo de incentivar o uso de defensivos biológicos.

Assistência técnica para pequenos produtores

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explicou, na audiência, que maioria dos casos de contaminação por defensivos no país ocorre por causa da aplicação de forma incorreta, sem equipamento de proteção. 

Tereza completou afirmando que a maior preocupação do Ministério da Agricultura é com os pequenos produtores. Por isso, há projetos para levar orientação sobre a forma correta de aplicação e uso dos defensivos para, assim, prevenir a contaminação.



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!