LIMIT 0, 8

Notícias

Fusariose: conheça os sintomas e medidas de controle do fungo de solo - 16/09/2019

Fusariose: conheça os sintomas e medidas de controle do fungo de solo

Compartilhar:

As doenças fúngicas podem causar graves prejuízos para a produção qualitativa e quantitativa da uva se não forem devidamente controladas. Existem vários fungos que podem atacar as videiras. Um deles é o chamado fusariose, fungo de solo que chegou a matar muitas parreiras ao longo das décadas. 

Considerada a principal doença vascular causadora de morte de videiras na Serra Gaúcha, é capaz de provocar danos bastante significativos, pois provoca a redução na produtividade do vinhedo em função da morte de plantas.

Os fungos do solo atacam as raízes ou o tronco da planta, ocasionando o entupimento dos vasos condutores de seiva. Como consequência, ocorre o apodrecimento de raízes e do tronco em contato com o solo.

Sintomas da doença 

É uma doença vascular que causa interrupção na translocação da seiva. Os sintomas são observados internamente no sistema vascular da planta e externamente nas folhas, ramos e frutos. 

A doença reduz o crescimento de brotos, provoca escurecimento interno da madeira, além de murchar cachos e folhas. Os cachos murcham e secam ainda verdes, mas permanecem aderidos aos ramos. Os sintomas podem aparecer somente num dos ramos principais ou em toda a planta.

Solos mal drenados e principalmente com excesso de matéria orgânica favorecem a ocorrência da doença.

Medidas de controle do fungo

Os produtores podem tomar algumas medidas simples e eficientes para o controle de doenças fungícas. Confira dois produtos recomendados para auxiliar na produtividade das parreiras:

Ribumin Max 

É um condicionador de solo a base de turfas selecionadas ricas em substâncias húmicas. Melhora as condições físico-químicas do solo, tornando o uso dos nutrientes mais eficientes, assim como a estrutura do solo, a aeração e, consequentemente, o crescimento das raízes. Conheça os principais benefícios:

aumenta CTC e liberação de fósforo
estimula a população de micro-organismos benéficos no solo (equilíbrio biológico)
melhora a capacidade de reter água
melhora o desenvolvimento de raízes
eficiente no controle de fungos fitopatogênicos, como o fusariose

Blindage Trichoderma

Promotor de crescimento vegetal, é indicado para o controle de fungos de solo e de nematoides. Único produto a base de Trichoderma formulado a partir de oito isolados diferentes pertencentes a três espécies: Trichoderma harzianum, Trichoderma koningipsis e Trichoderma asperellun. Entre seus benefícios podemos destacar:

aumento expressivo do volume do sistema radicular
maior fluxo de nutrientes
disponibiliza o fósforo do solo
promove o equilíbrio biológico do solo
não agride o meio ambiente
melhora a produtividade

As duas soluções para o controle do fungo estão disponíveis na Florença Agro. Para mais informações sobre os produtos entre em contato com a equipe da Florença Agro em nossa página no Facebook ou pelos telefones (54) 3292.1561 ou 3292.5098. 



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!