LIMIT 0, 8

Notícias

Avaliação Nacional de Vinhos 2018 encerra com nota histórica - 19/10/2018

Compartilhar:

Foi encerrada em Bento Gonçalves (RS), no dia 29 de setembro, a Avaliação Nacional de Vinhos (ANV) – Safra 2018. A festa já acontece há 26 anos e aponta os caminhos da vitivinicultura brasileira. O encontro deste ano reuniu 900 pessoas que degustaram em primeira mão os melhores rótulos que foram selecionados entre 344 amostras de 49 vinícolas, por 120 enólogos de nove estados brasileiros, além do Distrito Federal.


A Embrapa Uva e Vinho foi a responsável por coordenar todas as etapas técnicas do evento, como coleta, classificação, catalogação das amostras de vinhos, contabilização dos resultados, confirmação das amostras selecionadas, entre outras atividades que ocorrem durante três meses. O período marcou a abertura das inscrições dos produtos e a data da cerimônia final.


A principal etapa, que é a das degustações, envolve enólogos e especialistas no tema, que avaliam os vinhos com relação a:

Aspecto (Limpidez, Tonalidade);

Olfato (Intensidade, Nitidez, Qualidade);

Paladar (Intensidade, Nitidez, Qualidade, Persistência);

Avaliação Global. 


Destes, os 30% melhores são apresentados para o evento final.


Para Mauro Celso Zanus, pesquisador, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica da Avaliação Nacional dos Vinhos há 25 anos, a edição evidenciou a qualidade da safra 2018, que apresentou a maior média de notas entre todas as avaliações já realizadas. “Os vinhos contabilizaram 86,6 pontos! Como nota média isto nos surpreendeu, mas foi o resultado, principalmente, das condições de equilíbrio vegetativo das plantas (número de brotos, folhas e de cachos), e de uma maturação que atingiu seu ponto ideal. Isto só foi possível devido ao clima seco e à grande quantidade de horas de sol, entre os meses de janeiro e março", avaliou Zanus em notícia publicada no site da Emprapa.


Participam da Avaliação Nacional de Vinhos profissionais de várias áreas, como: pesquisadores, analistas, enólogos, viticultores, vinicultores e sommeliers. Além daqueles que servem e dão apoio ao serviço do vinho durante a cerimônia final.

Foto: Francisca Canovas /Embrapa



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!