Florença Agro
Anday Aracamp
Notícias

Sistema de rastreabilidade de vegetais frescos começa valer neste mês
29/08/2018

O novo sistema de rastreabilidade para auxiliar o monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos está valendo desde a última quarta-feira, dia 8. A norma estabelece a obrigatoriedade de que todas as frutas e hortaliças deverão fornecer informações padronizadas capazes de identificar o produtor ou responsável no produto ou nos envoltórios, caixas e outras embalagens.


O produtor deve informar o endereço completo, nome, variedade ou cultivar, quantidade, lote, data de produção, fornecedor e identificação (CPF, CNPJ ou Inscrição Estadual).


Na primeira fase de implementação estão o citros, maçã, uva, batata, alface, repolho, tomate e pepino.


As fiscalizações do novo sistema serão divididas entre o Ministério da Agricultura e a Vigilância Sanitária. Do produtor até o entreposto, a responsabilidade será do Ministério da Agricultura por meio do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC – Vegetal).


Do entreposto ao consumidor, a fiscalização será feita pelos Serviços de Vigilância Sanitária Estadual e Municipal no âmbito do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). 


Segundo a coordenadora de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Fátima Parizzi, são três as situações mais comuns nas investigações das causas e origens de irregularidades:


1) alimentos com resíduos acima do limite permitido; 

2) uso de produtos proibidos no país; 

3) defensivos permitidos para uma cultura específica sendo utilizados em outra similar. 



Voltar

Florença Casa e Jardim
54 – 3292.4887
contato@florencaagro.com.br
Rua Raimundo Montanari, 1615 - Flores da Cunha - RS
Florença Agro
54 – 3292.1561 54 – 3292.5098
contato@florencaagro.com.br
RS 122, KM 97,5 - Flores da Cunha - RS
Copyright © 2019. Florença Comercial Agro Ltda. Todos os Direitos Reservados.