LIMIT 0, 8

Notícias

5 espécies de árvores para deixar a primavera mais colorida - 25/10/2017

Compartilhar:

Além de possuir um papel importantíssimo para o meio ambiente, as árvores também são fundamentais para embelezar qualquer paisagem. Na cidade, elas colaboram com a redução da poluição sonora e do ar, além de fornecerem sombra e alimento para as aves. 

São inúmeros benefícios que não param por aqui. Porém, não podemos esquecer que a escolha correta da espécie para o plantio – principalmente na área urbana – é fundamental.

Para plantar árvores na cidade, Flores da Cunha, por exemplo, tem um plano de arborização urbana. A Secretaria da Agricultura e Abastecimento é responsável pelo plantio e replantio no perímetro urbano, complementando o trabalho da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito e da Secretaria de Obras e Viação que realiza a poda das árvores.

Porém, antes de realizar o plantio em qualquer área, é muito importante prestar atenção na escolha da árvore. Plantar uma árvore errada pode provocar situações desagradáveis e perigosas. Além disso, cortar uma árvore sem autorização, dependendo da espécie, pode ser considerado crime ambiental. 

Pensando nisso, separamos uma lista com 5 espécies de árvores que são sugeridas pelo Departamento de Meio Ambiente de Flores da Cunha para plantar nas ruas da cidade e que podem embelezar outros locais, além do espaço urbano.

1. Ipê: são árvores de grande porte, com raízes profundas e que exigem poucos cuidados. É usado como árvore decorativa devido à sua florescência colorida e anual. Atingem de 10 a 35 metros, dependendo da espécie. 

2. Jacarandá: árvore decídua, de floração exuberante. Possui raízes profundas e sua altura é de 8 a 15 metros. 

3. Manacá da Serra: suas flores são em três cores diferentes simultaneamente: brancas, rosas e roxas, de acordo com a idade da flor. Atinge até 6 metros de altura.

4. Pintagueira: árvore medianamente rústica, de porte pequeno a médio, com 2 a 4 metros de altura, mas quando adulta pode alcançar alturas acima de 6 metros. Seu fruto tem a forma de bolinhas globosas e carnosas, mais comum na cor vermelha.

5. Cerejeira: é uma árvore frutífera e ornamental, bastante popular nos quintais e pomares da região. Seu porte é pequeno a médio, alcançando de 5 a 15 metros de altura. Floresce e frutifica na primavera. 

Na Florença você encontra os itens necessários para cultivo de árvores como: ferramentas, condicionadores de solo, fertilizantes entre outros. 



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!