LIMIT 0, 8

Notícias

Entenda a importância do uso de EPIs na agricultura - 25/08/2017

Compartilhar:



Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são considerados produtos ou dispositivos para utilização do trabalhador com a finalidade de protegê-los dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde no trabalho. Todas as atividades profissionais que possam oferecer algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho.

Na agricultura, grande parte das propriedades utilizam produtos fitossanitários, importantes para proteger as plantas do ataque de pragas, doenças, plantas daninhas, entre outras. Porém, a aplicação destes produtos requer o uso obrigatório de EPIs. Os equipamentos servem para evitar que os produtos fitossanitários entrem em contato com o corpo do aplicador. 

Os EPIs protegem o trabalhador do campo contra intoxicações e acidentes que podem colocar sua vida em risco. Sua utilização é necessária em todas as etapas, desde o início do preparo da calda até a limpeza dos equipamentos de pulverização após a aplicação.

O uso destes equipamentos é obrigatório pelo Ministério do Trabalho e o não cumprimento pode acarretar em penalidades e riscos de ações trabalhistas. Todo equipamento deve possuir o Certificado de Aprovação (C.A.) para garantir a qualidade e aprovação do produto ou dispositivo. Além disso, a indústria informa através dos rótulos, bulas e das Fichas de Informação de Segurança de Produto (FISP) quais são os EPIs que devem ser utilizados para cada produto. Os responsáveis pela aplicação devem ler e seguir atentamente estas informações. 

Confira a sequência correta para vestir e retirar os EPIs. Leve em consideração que a vestimenta deve ser utilizada sobre roupas leves:
1º: camisa;
2º: calça;
3º: botas (com o cano por dentro das pernas das calças);
4º: avental;
5º: respirador;
6º: viseira;
7º: touca árabe;
8º: luvas.

O processo para retirar as vestimentas deve ser efetuado ainda com de luvas, porém lavadas:
1º: touca árabe;
2º: viseira;
3º: avental;
4º: camisa;
5º: botas;
6º: luvas e respirador (lave as luvas e seque novamente para depois retirar o respirador, e, por fim, as luvas);
7º: calça.

Ao seguir essas instruções de vestimenta dos EPIs, o agricultor garante a sua devida proteção.



< Voltar

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro das novidades no mundo Agro!