Florença Agro
Anday Aracamp
Informativos

Safra da Uva: Saiba como melhor proceder nessa etapa
11/12/2014

É chegado o momento da colheita da uva. Para realizar tal processo são necessários alguns conhecimentos técnicos, os quais serão apresentados a seguir. Leia com atenção as informações a seguir e saiba como ter uma safra de qualidade.

A uva é uma fruta que apresenta características de alta perecibilidade. Por esse motivo, mesmo no período pós-colheita, o agricultor pode apresentar perdas. O processo inadequado de manuseio durante a colheita, tratamentos inadequados, mão-de-obra pouco qualificada, uso de embalagens impróprias e até mesmo o transporte feito de forma inadequada podem gerar prejuízos ao agricultor. É por isso que o produtor rural deve estar atendo a todos os detalhes durante a época da safra.

A colheita da uva tem um período certo para ser iniciado, pois a uva é uma fruta não climatérica. Isso significa que ela não amadurece após ter sido colhida. O ponto correto da maduração da uva depende muito da variedade, das condições climáticas da região nos últimos meses, as práticas de manejo, entre outros fatores.

Para saber quando é o momento certo de se iniciar a colheita, devem-se observar alguns fatores como a coloração, a textura e o sabor da fruta:

A cor: No que se refere a coloração, o ponto certo para início da colheita para as uvas brancas é quando ocorre uma mudança do tom verde da fruta para um amarelo. Já para uvas vermelhas e pretas, o ideal é que sejam colhidas quando sua tonalidade se tornar mais viva e brilhante.

É relevante também que o produtor conheça o limite mínimo de variação de cada variedade da fruta, bem como, a porcentagem mínima de bagas do cacho que deve apresentar a coloração anteriormente referenciada na época da colheita.

A coloração da uva não determina sozinha quando a fruta pode ser colhida, mas é um importante fator, que o agricultor deve dar muita atenção.

A textura: Outro fator importante que determina o período certo da colheita da uva é a textura. A fruta deve estar macia e apresentar teor de sólidos solúveis totais igual ou superior a 15°Brix. O Brix é calculado a partir de uma amostra representativa coletada da parreira.

O Diâmetro: Outro atributo importante de ser observado é o diâmetro das bagas, que deve ser aferido com anéis de aferição. O padrão mínimo de diâmetro para exportação em uvas com sementes é de 22 mm (Itália), 24 mm (Benitaka, Red Globe e Brasil) e de 21 mm (Ribier). Já em variedades que não contêm sementes o padrão mínimo é de 17 mm.

Se você tiver dúvidas e quiser saber mais sobre a safra da uva venha até nossa loja ou converse com um de nossos consultores.

 

Fontes: Embrapa/Jornal Pioneiro



Voltar

Florença Casa e Jardim
54 – 3292.4887
contato@florencaagro.com.br
Rua Raimundo Montanari, 1615 - Flores da Cunha - RS
Florença Agro
54 – 3292.1561 54 – 3292.5098
contato@florencaagro.com.br
RS 122, KM 97,5 - Flores da Cunha - RS
Copyright © 2020. Florença Comercial Agro Ltda. Todos os Direitos Reservados.