Florença Agro
Anday Aracamp
Informativos

4 passos para montar uma horta em casa
26/04/2018

Você quer ter uma horta orgânica em casa e não sabe por onde começar? Muitas pessoas acabam deixando essa vontade de lado por falta de conhecimento. 

As hortas podem ser feitas em qualquer lugar – inclusive em apartamentos. Ao contrário do que muito se fala, elas não necessitam de grande dedicação diária e ainda podem nos proporcionar pequenas colheitas orgânicas e ricas em nutrientes. Por isso, confira 4 passos para construir o seu próprio espaço verde.

1. Defina o espaço para montar sua horta

Você pode fazer sua pequena horta em simples garrafas pets recicladas à modernos vasos auto irrigáveis. São diversas opções, mas o importante é aproveitar bem o espaço, seja em um jardim ou numa sacada de apartamento.

Ao escolher o local, de fácil acesso, é importante lembrar que o espaço precisa receber luz do sol sempre que possível. O ideal é entre 5 a 6 horas por dia. Em jardins abertos, prefira áreas próximas a árvores ou arbustos que ajudam a proteger do excesso de sol e também de vento.

2. Primeiros passos antes de plantar

Providencie a terra, substrato, areia, composto orgânico ou húmus. Também serão necessárias as principais ferramentas de jardinagem, como pá e regador.

Aqui é preciso pensar no uso de recipientes práticos e adequados para o espaço disponível. As jardineiras e os vasos são boas opões para montar sua horta e até mesmo decorar o ambiente.

Em um primeiro momento, uma dica é utilizar as sementeiras para garantir o bom desenvolvimento das plantas. Após o desenvolvimento das folhas, você pode realizar o transplante para o solo.

3. Cuidados com o solo

Preparar o solo é uma etapa essencial para garantir que a planta receba os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

O solo deve ser fértil para que a entrada de nutrientes coincida com o crescimento do sistema radicular e sua nutrição. A irrigação é necessária para manter o solo úmido, mas nunca encharcado, o que evita a proliferação de fungos ou bactérias.

4. Escolha o que vai plantar

Antes de partir de fato para a plantação, você deve saber o básico sobre o cultivo das espécies e quais são as necessidades específicas de cada uma. O desenvolvimento da sua horta vai depender disso.

Os tratos culturais para uma horta orgânica podem variar de acordo com o tipo de plantação, envolvendo as espécies e fatores como irrigação e iluminação. 

Entre os alimentos que são de fácil cultivo, podemos citar a alface, o tomate, a couve, a cebolinha, o manjericão, a salsa, a hortelã, a cenoura, entre outros.

É possível optar por iniciar sua horta com sementes ou mudas desenvolvidas. 

Aqui na Florença Agro você encontra todos materiais necessários para começar sua horta em casa, além de receber orientações de boas práticas de plantio dos técnicos da loja.



Voltar

Florença Casa e Jardim
54 – 3292.4887
contato@florencaagro.com.br
Rua Raimundo Montanari, 1615 - Flores da Cunha - RS
Florença Agro
54 – 3292.1561 54 – 3292.5098
contato@florencaagro.com.br
RS 122, KM 97,5 - Flores da Cunha - RS
Copyright © 2019. Florença Comercial Agro Ltda. Todos os Direitos Reservados.