Florença Agro
Anday Aracamp
Informativos

Plantação de alho: dicas para o cultivo da hortaliça
10/05/2017

Rico em vitaminas, sais minerais e aminoácidos, estudos apontam que o alho ajuda no combate a doenças cardiovasculares, além de possuir outros benefícios. O odor característico da planta também faz dela um pesticida natural, quando usada macerada ou em extrato, para afastar as pragas em plantações. Presente ainda na gastronomia dos brasileiros, a hortaliça tem mercado garantido para o produtor que se dedica ao plantio.

As novas tecnologias estimularam o aumento da produção brasileira de alho em grande escala nos últimos anos, de acordo com o site da revista Globo Rural. O alho tem custo mais baixo se plantado em sítios, chácaras, hortas e até em fundo de quintal, pois se adapta facilmente a diferentes condições climáticas e possui variedades para cultivo em grande parte do território nacional. A produtividade pode ser mais eficiente se houver esforço do produtor e apoio de assistência técnica especializada. 

A hortaliça pode atingir altura entre 50 e 120 centímetros. É formada por um bulbo redondo ou ovalado com um número de cinco a 56 segmentos (bulbilhos, também chamados popularmente de “dentes de alho”). Para dar início a uma plantação de alho é necessário observar alguns fatores essenciais para o bom desenvolvimento da planta. O clima ideal, segundo o Globo Rural, está na faixa entre 10ºC e 15ºC. 

O mais indicado é que o alho seja plantado em solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo é de 6 a 6,5. O espaçamento é definido de acordo com o tamanho e o peso dos bulbilhos. Recomenda-se utilizar fileiras simples com 20 a 25 centímetros entre linhas ou fileiras duplas, com 30 a 40 centímetros entre as linhas duplas e 10 a 12 centímetros entre as linhas simples. Entre plantas, indica-se de 8 a 10 centímetros. 

A adubação deve ocorrer a partir das orientações de uma análise do solo. Quando possível, recomenda-se cobertura com capim ou palhada secos. Na fase inicial de crescimento da hortaliça, é preciso manter o solo úmido. À medida que os bulbos estiverem se desenvolvendo, diminua a frequência das irrigações. Cerca de 10 a 20 dias antes da colheita, suspenda a irrigação.

Os bulbos estarão maduros após três a nove meses de plantio, conforme a cultivar e a região. Ainda com folhas e raízes, o alho precisa ser curado por três a cinco dias ao sol e, posteriormente, por 20 a 50 dias à sombra. A armazenagem deve ser em locais frescos e secos. Trançado em réstias ou amarrado em molhos, deixe-o pendurado com a rama para cima até tornar-se amarelo-palha. A separação das folhas e raízes dos bulbos (toalete) deve ser feita na embalagem.



Voltar

Florença Casa e Jardim
54 – 3292.4887
contato@florencaagro.com.br
Rua Raimundo Montanari, 1615 - Flores da Cunha - RS
Florença Agro
54 – 3292.1561 54 – 3292.5098
contato@florencaagro.com.br
RS 122, KM 97,5 - Flores da Cunha - RS
Copyright © 2019. Florença Comercial Agro Ltda. Todos os Direitos Reservados.